Pará é o estado brasileiro que mais exporta produtos minerais

Fonte Diário Online

Data : 06/07/2020

Reprodução: Freepik

Sindicato das Indústrias Minerais do Pará (SIMINERAL) divulgou nesta segunda-feira (06), o Boletim Econômico Mineral do Pará do 1º semestre de 2020. Os dados do boletim foram coletados junto ao Ministério da Economia, através do setor de Produtividade e Comércio Exterior, e também junto à Agência Nacional de Mineração (ANM).

Segundo os dados do relatório, o Pará despontou como o 1º lugar no ranking das exportações minerais de todo o Brasil, participando com 34% das exportações minerais. Comparado aos outros estados brasileiros foi o que mais exportou minérios de janeiro a junho de 2020.

Dos 6,7 bilhões de dólares exportados pelo Pará no primeiro semestre deste ano, a mineração representou 88,6% das exportações totais do Estado, nos primeiros seis meses do ano. No ranking dos produtos mais exportados estão o Minério de Ferro, Cobre, Alumina, Alumínio, Ouro, Manganês, Níquel, Caulim, Bauxita, Silício e ferro gusa.

Sobre o minério de ferro, dos US$ 6,918 bilhões do que foi exportado pelo Brasil, o Pará participou com 57,5% do total (US$ 3,981 bilhões), ocupando o 1º lugar como o maior Estado exportador de minério de ferro do país.

O Presidente do Sindicato das Indústrias Minerais do Pará, José Fernando Gomes Junior, avalia que o levantamento mostra a importância e a pujança do estado do Pará, apesar do momento de pandemia que o mundo atravessa. “Cada vez mais nós temos que estar focados para as comunidades onde atuamos, mas não só isso, gerando emprego e renda para a sociedade paraense com um ambiente de negócio que a gente possa estar produzindo e mantendo a produção mineral aqui no estado”.