Desassoreamento do rio Guaíba é debatido em reunião promovida pelo Sindibritas e Agabritas

Custo menor da areia para o mercado e melhoria das condições de navegação seriam alguns dos benefícios gerados

Por Conexão Mineral 07/11/2017 – 09:53 (leia na íntegra).

Reunião foi realizada em 06/11 na sede do Sindibritas e da Agabritas

O desassoreamento do rio Guaíba, no Rio Grande do Sul, foi o tema de uma reunião realizada ontem (06/11), na sede Sindicato das Empresas de Mineração de Brita, Areia e Saibro do Rio Grande do Sul (Sindibritas) e da Associação Gaúcha dos Produtores de Brita, Areia e Saibro (Agabritas) com os secretários estaduais de Meio Ambiente, Ana Pellini, e de Transportes, Pedro Westphalen.

A areia que está assoreando os canais de navegação do Lago Guaíba trava o desenvolvimento do Rio Grande do Sul. A avaliação é do presidente do Sindibritas e da Agabritas, Pedro Antônio Reginato. “Os benefícios que o desassoreamento da areia podem trazer para o Estado são diversos e passam por muitos aspectos. Tiraria este bem mineral por um custo menor, baixaria o custo da areia para o mercado, aumentaria o calado do lago, melhorando a navegação e reduzindo as enchentes. Isso tudo poderia, ainda, trazer incentivo ao transporte de cargas e incentivo ao turismo e transporte de passageiros”, explica Reginato.

“Existem alguns mitos relacionados ao desassoreamento e à mineração no Guaíba. O assunto está sendo debatido no Ministério Público Federal e foge um pouco do nosso alcance. Por isso, o setor precisa estar sempre unido para apresentar estudos e informações para que esse desassoreamento consiga avançar. Estamos estudando uma forma de agilizar os estudos para zoneamento do lago. Temos que ter subsídios para demonstrar como a situação do lago não está boa e precisamos de uma solução”, avalia a secretária Ana Pellini.

Expandir as negociações e os estudos sobre o tema também é uma defesa do secretário Pedro Westphalen: “Temos que vencer essas impressões tão ruins que a mineração gera, pois é um passo a favor do desenvolvimento do Estado. Estamos comprometidos a conversar e encontrar saídas para esse impasse. Queremos encurtar caminhos e fazer com que a economia ande”.