Comissão Especial do Código de Mineração – Votação da Presidência de Comissão e definição da agenda de compromissos

A Câmara dos Deputados em Brasília se reuniu na última quinta-feira (19/03/2015) para reinstalar a comissão especial que irá analisar o novo código de mineração. A sessão teve início com a votação da chapa para presidir a comissão. Foram eleitos: o deputado Gabriel Guimarães (PT-MG) como presidente, e os 1º, 2º e 3º vice-presidentes, respectivamente, os deputados Marcos Montes (PSD-MG); Evair de Melo (PV-ES); e Cleber Verde (PRB-MA). Após empossado, Gabriel Guimarães indicou como relator o deputado Leonardo Quintão (PMDB-MG) dando continuidade ao trabalho iniciado na legislatura passada.

O presidente da comissão ressaltou a importância da aprovação do novo código de mineração para o DNPM, que será transformado em Agência Nacional de Mineração, ganhando autonomia e força para regular o setor. Completou citando o papel da mineração na economia brasileira e na balança comercial.

O relator da comissão, deputado Leonardo Quintão (PMDB-MG), agradeceu e destacou a contribuição dos servidores do DNPM nas proposições de modificações no texto do novo código. Salientou as condições do órgão que regula o setor que sofre com a falta de repasse de verbas, a precariedade de suas instalações, falta de manutenção adequada e materiais básicos de trabalho, em disparidade ao que é arrecadado com a CFEM. Com esses argumentos, defendeu a criação da agência para que o órgão ganhe força e tenha melhores condições de trabalho. Firmou o compromisso de argumentar com o governo que a criação da agência não é mais um custo, e sim um investimento, já que a cada R$ 1 investido gera R$ 50 em arrecadação da CFEM. Salientou a importância do projeto de lei, que deve ser liberado o mais rápido possível, para que possa ser enviado ao Senado para ser sancionado, criando uma previsibilidade legal e competitividade para fomentar a indústria e impulsionar as exportações. Questionado por outro parlamentar sobre a elegibilidade do projeto, citou as várias reuniões com o setor, com os servidores do DNPM e membros do Ministério de Minas e Energia para realizar as adequações no projeto.

Ao finalizar a sessão Gabriel Guimarães agendou a próxima reunião para a próxima quarta-feira (25/03/2015) com a presença de representantes dos prefeitos dos municípios mineradores, dos estados mineradores, do setor produtivo e do DNPM.

Abaixo, assista a sessão realizada no último dia 19/03:

CFEM News – Nosso novo canal de comunicação

newsletter

Nesse mês de maço publicamos a segunda edição da CFEM News,   newsletter da Fioito Consultoria.

Dessa forma, buscaremos levar informações relacionadas ao royalty da mineração direto à vocês, mensalmente via por e-mail.

Nossa newsletter foi estruturada da seguinte forma:

Artigo

Nessa sessão traremos o mais recente artigo publicado em nosso blog, contendo informações relevantes de pesquisas realizadas, contatos com nossos clientes e parceiros, dúvidas e sugestões recebidas pelos nossos canais de comunicação e pela expertise obtida através dos serviços prestados pela nossa empresa. 

Discutindo a CFEM

O Discutindo CFEM é um espaço criado no LinkedIn onde buscamos estimular as discussões relacionadas ao tema, trazendo à tona dúvidas relevantes e contribuições dos nossos colaboradores na rede, representado diversos profissionais com conhecimentos específicos no segmento da mineração.

Também abrimos esse espaço para discussões no Facebook, mais um canal de comunicação com empresas, profissionais e a sociedade interessada no mercado de mineração.

Clipping

Nesse canal, organizamos e reproduzimos as principais notícias veiculadas sobre a CFEM e sobre o mercado de mineração. Mensalmente nossos especialistas comentam as informações mais relevantes publicadas sobre mercado.

Estatísticas

Buscando trazer mais informações para o mercado, iniciamos a publicação de estatísticas relacionadas à arrecadação da CFEM. Em breve traremos informações mais detalhadas sobre a atuação do DNPM, oferecendo uma importante ferramenta de análise para esse mercado.

Para receber nossa newsletter e ficar atualizado com as principais notícias de mineração e CFEM cadastre-se em nosso blog (www.cfem.com.br).

Para comentários, dúvidas, sugestões e colaborações, envie um e-mail para fioito@fioito.com.br.